Capítulo 1: Gestão

=>Constante Transformação

> Internet:

– Começo do comércio eletrônico (1995);
-Submarino;
-Pão-de-açúcar;
-Lojas americanas;
– Sites de compra coletiva;
-Especialistas em redes sociais;

> Globalização:

– Transferência de informação disseminada;

> Gestão de conhecimento:

– Seleciona ou filtra habilidades técnicas ou potencialidades intelectuais dentro de uma empresa;

> Colaboração através das “Fronteiras”:

– Articular o cenário competitivo dentro e fora da empresa ou as relações sociais;
– O trabalhador e seu superior;

=> Administração para ter vantagem competitiva

>Inovação:

– Introdução de tecnologia, novos bens ou serviços;
– Jeff Bezos criou a primeira empresa grande no comércio eletrônico, a Amazon (13 bi);
– Steve Jobs mudou o mundo da informática;

>Qualidade:

– Atrativo;
– Confiável (durabilidade);
– Acessível;

>Velocidade:

– Mostrar seus resultados;

> Baixo custo:

– Sam Walton -> Wal-Mart, eliminou os processos intermediários fazendo baixar os preços dos produtos;

> Conciliar os quatro pontos

=> Funções da Administração

> Planejamento:

– Antes um processo hierárquico, com superiores delegando funções para ajudar a empresa;
– Hoje um processo dinâmico, uma ação conjunta entre todos os setores que buscam gerar valores estratégicos;
– Metas e objetivos;
– Incorporação de uma visão de cenário futuro para a empresa;

> Organização:

– Função de reunir e coordenar os fatores de produção (recursos humanos, capital financeiro etc.) para atingir determinados objetivos;

> Liderança:

– Liderar é estimular as pessoas;
– Função de coordenar os recursos;

> Controle:

-Monitorar todos os processos produtivos, corrigindo falhas ou mudando o que é necessário;

> Articular as quatro funções;

=> Níveis de habilidades da Administração

> Alta gerência:

– Responsável por toda a empresa;

> Nível intermediário:

– Gerentes que se direcionam à alta gerência;

> De linha de frente ou operacional:

– Supervisionam o operacional e o chão de fábrica;

=> Habilidades gerenciais

> Habilidade específica:

– Conhecer determinada atividade;

> Você e sua carreira:

– Investir na formação;

> Especialista quanto um generalista:

– Conhecer determinada atividade e as demais relacionadas;
– Administrar sem conhecer o mercado;

> Autoconfiança:

-Expressar suas ideias, assumir a responsabilidade;

> Manter-se conectado;

> Administrar seu relacionamento com superiores e inferiores na hierarquia;

> Sobreviver e prosperar:

– Desafios;
– Quanto maior o problema, maior a oportunidade.

___________
João Victor Machado

Lucas Casonato”

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: