Capítulo 17: Oligopólio

Na estrutura de oligopólio há poucos vendedores, ou ainda poucos expressivos para o mercado, conduzindo a quantidade ofertada de determinado produto, sendo similar ou mesmo idêntico. A decisão das empresas neste tipo de mercado será pautada numa estratégia conforme seus objetivos, maximizar o lucro no curto ou longo prazo, aumentar seu poder de mercado, ter maior ou menor influência sobre toda a quantidade ofertada etc. o que nos leva a estudar o princípio da Teoria dos Jogos;

Características de um mercado em situação de oligopólio:

(i) poucas ou várias empresas, mas com apenas algumas conduzindo as decisões de todo o mercado;

(ii) produto pode ser homogêneo ou similar com diferenciações;

(iii) existência de barreiras à entrada. A existência de poucas empresas dominantes no mercado permite que elas cobrem preços acima do custo marginal, mas sempre buscando o controle para manutenção das barreiras à entrada;

Conluio: termo utilizado para designar um acordo entre empresas para determinação da quantidade produzida e o preço da oferta;

Cartel: grupo de empresas que age em conjunto seguindo um acordo de quantidade e preços. Os carteis são dificultados pelo problema na divisão do lucro entre empresas, bem como pelas legislações que criminalizam a pratica.

As empresas oligopolistas estariam em melhor situação se fosse possível que agissem conjuntamente como um monopólio, mas como dada uma tem seus próprios interesses e estratégia elas tomam suas decisões consideradas ótimas impedindo a maximização conjunta do lucro de mercado, uma vez que ao ampliarem suas respectivas produções pressionam os preços pra baixo, diminuindo o lucro;

Seu controle sobre os preços é limitado, tendo menor poder que no caso de monopólio, mas influencia superior em relação ao mercado de concorrência perfeita. Portanto, na situação de monopólio os preços estão acima do custo marginal;

Nesse mercado também há o efeito quantidade, que tem relação inversa ao preço, o que implica que um aumento no número de vendedores que dominem o mercado tende a prejudicar a taxa de lucro deste mercado, uma vez que o aumento da quantidade tende a aproximar o preço ao custo marginal das empresas;

 

Dilema do prisioneiro 

0, 1, 8 e 20 = Anos de prisão Prisioneiro A
Confessa Silêncio
Prisioneiro B Confessa A = 8 | B = 8 A = 20 | B = 0
Silêncio B = 20 | A = 0 A = 1 | B = 1

Estratégia dominante: A melhor estratégia para um jogador, independente dos demais jogadores;*Exemplo extra: barraca de sorvete na praia;

Equilíbrio de Nash é a situação resultante da melhor escolha individual dos agentes econômicos quando se leva em conta a estratégia de decisão dos demais agentes;

A formação de preços sempre levará em consideração os concorrentes e a manutenção de barreiras à entrada no mercado, este último como fator que permite o poder sobre os preços das empresas que agem num mercado em oligopólio.
__________
Lucas Casonato”

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: